TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaGastronômica

Caçar trufas na Croácia

Em 1999, um comerciante do estado croata da Ístria e sua cadela farejadora conseguiram encontrar uma trufa branca de 1,310 quilo que foi parar no Guinness Book. Foi a deixa para a Provence, na França, e Alba, na Itália, cederem à Croácia a pole-position no esporte mais gastronômico do mundo: a caça às trufas, os fungos perfumados que são a iguaria mais cara do planeta Terra.

No segundo sábado de setembro, Buzet, a capital da trufa no estado, dá oficialmente a largada. Trata-se da Subotina, quando se prepara um omelete gigante com 2 mil ovos e 10 quilos de trufas, numa frigideira que pesa nada menos que mil quilos. Mas é mesmo a partir de Outubro que é hora de preparar os cães para perseguir os troféus. E isso inclui também os visitantes, que podem se juntar a pequenas caçadas lideradas por famílias que fazem disso seu ganha pão há gerações. Caso dos Karlic, de Paladini, lugarejo a 12 quilômetros de Buzet, no negócio desde 1966. Antes da caçada propriamente dita, há uma explicação sobre o que são exatamente as trufas, as tradições para encontrá-las e uma degustação de produtos. Só então que começa a adrenalina, que consiste em entrar na floresta e acompanhar alguns dos 12 cães da família que escavocam freneticamente a terra atrás das pepitas de ouro branco.

Quando ir: a temporada na Ístria vai principalmente do início de outubro até dezembro. Em 22 e 23 de outubro acontece a 19ª Tuberfest, um festival de trufas em Livade, com feira de produtos e leilões de trufas. Em novembro, acontece a Vikend Tartufa, feira onde são exibidas as maiores trufas caçadas na temporada.

Quem leva: A Karlic Tartufi (ver site).

Ideal para: Amantes de gastronomia.

Um possível substituto: Caçar trufas em Alba, na Itália.

Leia Também

 

Jantar em qualquer lugar do mundo sem sair de Mônaco

 

Jantar em qualquer lugar do mundo sem sair de Mônaco

O principado tem gastronomia do mundo inteiro

 

Degustar bebidas no londrino The Dorchester

 

Degustar bebidas no londrino The Dorchester

 

FAZER WORKSHOP DE BEBIDAS COM GRANDES CHEFS LATINO-AMERICANOS

 

FAZER WORKSHOP DE BEBIDAS COM GRANDES CHEFS LATINO-AMERICANOS

Evento acontece no México em setembro, junto com premiação dos melhores chefs do continente