TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaEventos

Soltar-se no jazz de New Orleans

Em qualquer dia do ano, New Orleans, no sul dos Estados Unidos, respira música. Brinca-se que é a cidade americana com mais músicos por metro quadrado. New Orleans é berço do Jazz – Louis Armonstrong (o Satchmo) nasceu aqui. É berço do Gospel – Mahalia Jackson nasceu aqui. Tem o melhor Carnaval da América do Norte. E o mais concorrido festival de música das Américas: o New Orleans Jazz & Heritage Festival. E é quando ele acontece, no final de abril, a melhor época para vir à cidade.

O Jazz Fest, que nasceu em 1970, reúne o melhor da música da Louisiana e dos Estados Unidos. Nos palcos, nas tendas, nas casas da Frenchman Street e por toda a Big Easy, apelido carinhoso de New Orleans, ouve-se o melhor do jazz e do gospel. E também de outros ritmos como blues, R&B, cajun music, folk, música latina… Tem até rock, rap, country!

Durante o evento, a nata da música americana ruma ao sul. Para se ter uma ideia, nesse ano são esperados Elvis Costello, Stevie Wonder, Sharon Jones, Michael Mcdonald, Pearl Jam, Red Hot Chili Peppers, Nick Jonas… A piada corrente aqui é que há mais gente no palco do que na plateia! Há ainda tendas de blues, jazz e gospel para chacoalhar os ossos. E, para completar, uma programação paralela ao festival: artistas que não estão na agenda oficial fazem shows completos em algumas casas da Frenchmen como a Snug Harbor e, outros que estão passando, dão canjas que entram para a história.

Claro que se você estiver por aqui durante o Festival de jazz (ou em qualquer ocasião), vale completar a experiência com a outra grande herança cultural de New Orleans: a gastronômica. Comer um po´boy – lanche que as mães faziam pros filhos irem para a escola (pão + camarão empanado + alface e tomate) na Parkway Bakery & Tavern. Tomar uma sopa de tartaruga ou de frutos do mar. Experimentar uma torta de jacaré. E arrematar com um beignet no Cafe du Monde. Se gostar de cerveja, faça o tour dos bares na Frenchman, aproveitando as bandas Second Line (tipo de bloco de Carnaval tocando Beyoncé). Depois perca-se na Louisiana Music Factory, que tem discos de artistas que você só encontra aqui. Volte para casa com mala e a alma cheias de música.

Quando ir: o Festival acontece todos os anos, no final de abril.

Quem leva: a agência responsável pelo evento muda a cada ano. Em 2016, é a Cid Enterteinment.

Ideal para: quem ama boa música.

O que ouvir antes: The Bright Mississippi, álbum de Mister Allen Toussaind e Dr. John’s Gumbo, álbum do pianista Dr. John. A dica é do Sergio Martins, Editor de Veja, que é assíduo do Festival.

Uma alternativa: o festival de música Country de Nashville, em junho.

Leia Também

 

Assista ao US Open com Nadal e Federer

 

Assista ao US Open com Nadal e Federer

 

Visite Mônaco e seus eventos famosos

 

Visite Mônaco e seus eventos famosos

Poucos eventos no mundo tem o charme do Monte-Carlo Rolex Masters, que reúne os melhores tenistas do mundo em um torneio emocionante.

 

Passar o natal e o réveillon na praia

 

Passar o natal e o réveillon na praia