TOP Destinos

TagTagespaço

Ver a Terra de cima num voo espacial

Quer ir para o espaço? Logo mais será possível. O SpacePort, o primeiro aeroporto espacial do mundo, construído no Novo México (EUA), já está pronto desde 2012. E duas grandes empresas norte-americanas estão na disputa para ver quem consegue levar os primeiros astronautas-amadores para ver a Terra a bordo de uma nave espacial.

O programa espacial da Virgin Galactic, do bilionário britânico Richard Branson, está próximo de se concretizar. Depois do acidente com a nave SpaceShip Two, em 2014, a empresa investiu na nova VSS Unity, que passa por testes e deve ser lançada até 2018.

Para a viajar não há nenhuma restrição. É só pagar US$ 250 mil, fazer um treinamento de três dias e embarcar. O voo suborbital promete chegar até a fronteira do espaço, onde os turistas podem curtir a gravidade zero, ver a escuridão do espaço e a curvatura da Terra a 100 km de altitude. O percurso vai durar, em média, duas horas.

A fila de espera para embarcar no voo da Virgin está grande. A empresa diz que já vendeu mais de 700 passagens, inclusive para dez brasileiros. No país, poucas agências de turismo são credenciadas a vender os tickets. Uma delas é a do astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro a ir para o espaço.

Já a Blue Origin, empresa bancada pelo magnata norte-americano Jeff Bezos, dono da Amazon, aposta em foguetes e cápsulas para chegar até o espaço. O New Shepard já fez três voos não tripulados com sucesso. Segundo a companhia, o primeiro voo com piloto deve acontecer em 2017 e as viagens de turismo já serão vendidas em 2018. Porém, as viagens orbitais são muito mais caras do que as feitas pelas naves espaciais da Virgin, já que elas exigem 30 vezes mais energia. Com isso, a passagem custará algumas dezenas de milhões de dólares.

 

Quanto custa: US$ 250 mil (somente o voo da Virgin Galactic)

Quem vende: Teresa Perez Tours (11 3390-9000, [email protected]www.teresaperez.com.br), GSP Travel (11 3231-4422 e www.gsptravel.com.br) e Agência Marcos Pontes (www.agenciamarcospontes.com.br)

Ideal para: grandes aventureiros e lunáticos

Para entrar no clima: O filme Interestelar (2014), de Christopher Nolan.