TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaAventura

Sobrevoar as Cataratas do Iguaçu de helicóptero

Há muitas maneiras de surpreender-se com as Cataratas do Iguaçu. A mais simples é caminhar até as plataformas do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Mas também é possível, atravessar a fronteira e fazer caminhada equivalente no Parque Nacional do Iguazú, em Misiones, no lado Argentino. Do lado de lá, você verá a Garganta do Diabo, onde estão as quedas mais impactantes. Outra maneira de surpreender-se com as cataratas — e ela inclui um pouco de adrenalina —, é entrar em um bote de borracha e fazer o chamado Macuco Safári que o levará à boca da imensa catarata. Mas nada, nada se compara à visão do alto. A visão que se tem de dentro de um helicóptero. Diante da quantidade de água correndo rio abaixo e formando 275 quedas d’água, algumas com até 80 metros de altura, você talvez repita as palavras de Eleanor Roosevelt: “Pobre Niágara!”.

Sim, Iguaçu deixa as cataratas dos americanos no chinelo. E não é à toa que os tupis a tenham batizado justamente de “água grande”. As cataratas formam o maior conjunto de quedas d’água do planeta em volume, estendendo-se por 2,7 quilômetros ao longo da fronteira entre Brasil e Argentina. Dois terços ficam do lado de lá, é preciso dizer. Mas do alto, a referência política é perdida. O que se vê é a grandiosidade do rio. O que se ouve é o barulho abafado das águas correndo. O passeio de helicóptero dura de 10 a 35 minutos e ainda inclui um sobrevoo à Usina Hidrelétrica e ao Marco das Três Fronteiras (para quem não lembra, o Paraguai também está ao lado).

Ainda há mais uma maneira de se surpreender com as Cataratas: um passeio à luz da lua guiado pelo biólogo do Belmont hotel. Durante a caminhada noturna pelo parque, você poderá observar um raro arco-íris lunar. É a versão mais poética e romântica das Cataratas. Poor Niagara!

Quando ir: na primavera e no verão, época de chuvas, o volume de água é maior.

Quem leva: Belmont Hotel das Cataratas Iguassu Falls (ver site).

Ideal para: famílias com crianças.

Para entrar no clima: Assista o filme A Missão, de Roland Joffé.

Um possível substituto: As Cataratas do Niágara, nos Estados Unidos.

Leia Também

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

Seychelles é ideal para quem gosta de natureza. Tem terras protegidas, zero poluição, uma área verde enorme e grande diversidade de flora e fauna

 

Explore a Europa sob outro olhar

 

Explore a Europa sob outro olhar