TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaAventura

Esperar pelos geiseres em Yellowstone

Yellowstone é o mais antigo parque nacional do mundo. Fundado em 1872, ele avança sobre três estados americanos: Wyoming, Montana e Idaho. Conhecido como o parque do Zé Colméia, Yellowstone não apenas é habitat de ursos – dizem que mansos como a personagem -, mas também de alces, cervos, bisões, esquilos, coiotes, raposas, lobos, leões da montanha…Por ser formado em uma cratera de vulcão de 90 quilômetros de diâmetro, o parque tem uma paisagem peculiar, que mistura bosques, cânions, vales, rios, cachoeiras, piscinas naturais coloridas e gêiseres, muitos gêiseres.

Os gêiseres, não por acaso, são a principal atração daqui. Eles são nascentes termais que entram em erupção periodicamente, jorrando, com força, uma coluna de água quente e vapor para o ar. Alguns deles têm uma aresta de tempo prevista para aparecer. Por exemplo, a cada 45 minutos (com uma margem de erro de 15 minutos). Outros não têm hora determinada e é preciso esperar. O mais famoso dos gêiseres é o Old Faithfull Geiser – bem regular e fica em uma área turística, com outros inúmeros gêiseres, menores, ao redor. Ali, há passarelas de madeira que ajudam na caminhada sobre o terreno. O maior gêiser de Yellowstone é o Steamboat, que jorra a cada 1 hora e meia (com meia hora de intervalo). Sua boca é tão grande que parece uma bomba explodindo embaixo da água.

A atividade vulcânica também é responsável por outra bela característica de Yellowstone: a paisagem “lunar”, tudo meio branco e marrom, pedregoso e com vários lagos de água quente e sulfúrica que só podem ser vistos de longe. Ajudam a deixar o ambiente mais bonito as piscinas térmicas, multicores – azuis, verdes, bordas laranjas e marrom (são bactérias que vivem na água quente as responsáveis). Mas nem tudo é belezura por aqui: uma dos pontos turísticos é um poço de lama com um cheiro terrível de enxofre.

Quando ir: no verão ou primavera.

Quem leva: programe sua viagem no National Park Service.

Ideal para: famílias que gostam da natureza.

Para entrar no clima: Veja 2012, o filme catástrofe que mostra como seria a erupção do vulcão de Yellowstone. Ou os desenhos do Zé Colmeia.

Um possível substituto: a Chapada Diamantina, na Bahia.

Leia Também

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

Seychelles é ideal para quem gosta de natureza. Tem terras protegidas, zero poluição, uma área verde enorme e grande diversidade de flora e fauna

 

Explore a Europa sob outro olhar

 

Explore a Europa sob outro olhar