TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaAventura

Esperar pelos geiseres em Yellowstone

Yellowstone é o mais antigo parque nacional do mundo. Fundado em 1872, ele avança sobre três estados americanos: Wyoming, Montana e Idaho. Conhecido como o parque do Zé Colméia, Yellowstone não apenas é habitat de ursos – dizem que mansos como a personagem -, mas também de alces, cervos, bisões, esquilos, coiotes, raposas, lobos, leões da montanha…Por ser formado em uma cratera de vulcão de 90 quilômetros de diâmetro, o parque tem uma paisagem peculiar, que mistura bosques, cânions, vales, rios, cachoeiras, piscinas naturais coloridas e gêiseres, muitos gêiseres.

Os gêiseres, não por acaso, são a principal atração daqui. Eles são nascentes termais que entram em erupção periodicamente, jorrando, com força, uma coluna de água quente e vapor para o ar. Alguns deles têm uma aresta de tempo prevista para aparecer. Por exemplo, a cada 45 minutos (com uma margem de erro de 15 minutos). Outros não têm hora determinada e é preciso esperar. O mais famoso dos gêiseres é o Old Faithfull Geiser – bem regular e fica em uma área turística, com outros inúmeros gêiseres, menores, ao redor. Ali, há passarelas de madeira que ajudam na caminhada sobre o terreno. O maior gêiser de Yellowstone é o Steamboat, que jorra a cada 1 hora e meia (com meia hora de intervalo). Sua boca é tão grande que parece uma bomba explodindo embaixo da água.

A atividade vulcânica também é responsável por outra bela característica de Yellowstone: a paisagem “lunar”, tudo meio branco e marrom, pedregoso e com vários lagos de água quente e sulfúrica que só podem ser vistos de longe. Ajudam a deixar o ambiente mais bonito as piscinas térmicas, multicores – azuis, verdes, bordas laranjas e marrom (são bactérias que vivem na água quente as responsáveis). Mas nem tudo é belezura por aqui: uma dos pontos turísticos é um poço de lama com um cheiro terrível de enxofre.

Quando ir: no verão ou primavera.

Quem leva: programe sua viagem no National Park Service.

Ideal para: famílias que gostam da natureza.

Para entrar no clima: Veja 2012, o filme catástrofe que mostra como seria a erupção do vulcão de Yellowstone. Ou os desenhos do Zé Colmeia.

Um possível substituto: a Chapada Diamantina, na Bahia.

Leia Também

 

Um parque vintage na Dinamarca

 

Um parque vintage na Dinamarca

Um parque de diversões para voltar no tempo em Copenhagen

 

Aproveite os segredos da Cidade Maravilhosa

 

Aproveite os segredos da Cidade Maravilhosa

 

Dormir num hotel de 5 milhões de estrelas

 

Dormir num hotel de 5 milhões de estrelas

No México, um hotel com quartos-bolha oferece vista do céu estrelado