TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaAventura

Andar sobre o Perito Moreno na Patagônia

A quantidade de geleiras na Patagônia é tão grande – mais de 350! – que a região é conhecida como “o terceiro polo” (os outros são o sul e o norte). Resultado: a paisagem de bosques e montanhas é sempre recortada por esses grandes rios de gelo, branquíssimos. O Glaciar Perito Moreno é o mais imponente deles. Fica no chamado Parque Nacional Los Glaciares e se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino. Ao todo são cinco quilômetros de geleira, com 60 metros de altura! Mais ou menos a altura de um prédio de 15 andares – isso para fora da água, pois para baixo são outros 170 metros!

Como o Perito Moreno é o único glacial acessível por terra, é também o mais conhecido e visitado. A estrutura daqui é ótima: há passarelas de madeira acompanhando toda uma face da geleira. Em um passeio por elas, se tem belas vistas da geleira e, ainda, pode-se observar os pedaços de gelo se desprendendo e caindo sobre as águas do lago, fazendo estrondos. Logo, esses icebergs de formas variadas e diversos tons de branco – sim, isso é possível – vão tomando conta do lago e traçando coreografias.

Se quiser chegar perto da geleira, faça um passeio de catamarã. A brincadeira oficial é levar um copo de uísque e tomá-lo on the rocks. Com gelo milenar, claro. Mas a maneira mais interessante de conhecer o glaciar é fazendo um trekking sobre a sua superfície gelada. Prefira uma caminhada com guia e estrutura de apoio. São necessários calçados especiais, com grampões, fornecidos pelas agências locais. No caminho, você verá pequenos picos de gelo, com diversos formatos, como se fossem esculturas, cavernas, riachos e também algumas lagoas pequeninas, bem azuis. Um deslumbramento.

Quando ir: de outubro a março.

Quem leva: Vivaterra.

Ideal para: quem gosta de aventuras seguras.

Para entrar no clima: leia Caninos Brancos de Jack London – passa-se no Alasca mas a solidão branca é similar.

Um possível substituto: Uma viagem à Antártica

Leia Também

 

Um parque vintage na Dinamarca

 

Um parque vintage na Dinamarca

Um parque de diversões para voltar no tempo em Copenhagen

 

Aproveite os segredos da Cidade Maravilhosa

 

Aproveite os segredos da Cidade Maravilhosa

 

Dormir num hotel de 5 milhões de estrelas

 

Dormir num hotel de 5 milhões de estrelas

No México, um hotel com quartos-bolha oferece vista do céu estrelado