TOP Destinos

ExperiênciaExperiênciaAventura

Andar sobre o Perito Moreno na Patagônia

A quantidade de geleiras na Patagônia é tão grande – mais de 350! – que a região é conhecida como “o terceiro polo” (os outros são o sul e o norte). Resultado: a paisagem de bosques e montanhas é sempre recortada por esses grandes rios de gelo, branquíssimos. O Glaciar Perito Moreno é o mais imponente deles. Fica no chamado Parque Nacional Los Glaciares e se estende desde o campo de gelo Patagônico Sul, na fronteira entre Argentina e Chile, até o braço sul do Lago Argentino. Ao todo são cinco quilômetros de geleira, com 60 metros de altura! Mais ou menos a altura de um prédio de 15 andares – isso para fora da água, pois para baixo são outros 170 metros!

Como o Perito Moreno é o único glacial acessível por terra, é também o mais conhecido e visitado. A estrutura daqui é ótima: há passarelas de madeira acompanhando toda uma face da geleira. Em um passeio por elas, se tem belas vistas da geleira e, ainda, pode-se observar os pedaços de gelo se desprendendo e caindo sobre as águas do lago, fazendo estrondos. Logo, esses icebergs de formas variadas e diversos tons de branco – sim, isso é possível – vão tomando conta do lago e traçando coreografias.

Se quiser chegar perto da geleira, faça um passeio de catamarã. A brincadeira oficial é levar um copo de uísque e tomá-lo on the rocks. Com gelo milenar, claro. Mas a maneira mais interessante de conhecer o glaciar é fazendo um trekking sobre a sua superfície gelada. Prefira uma caminhada com guia e estrutura de apoio. São necessários calçados especiais, com grampões, fornecidos pelas agências locais. No caminho, você verá pequenos picos de gelo, com diversos formatos, como se fossem esculturas, cavernas, riachos e também algumas lagoas pequeninas, bem azuis. Um deslumbramento.

Quando ir: de outubro a março.

Quem leva: Vivaterra.

Ideal para: quem gosta de aventuras seguras.

Para entrar no clima: leia Caninos Brancos de Jack London – passa-se no Alasca mas a solidão branca é similar.

Um possível substituto: Uma viagem à Antártica

Leia Também

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

Os lagos mais lindos do mundo

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

 

6 trilhas para fazer em Seychelles

Seychelles é ideal para quem gosta de natureza. Tem terras protegidas, zero poluição, uma área verde enorme e grande diversidade de flora e fauna

 

Explore a Europa sob outro olhar

 

Explore a Europa sob outro olhar